ExuberSorriso - Clínica dentária
“Os bons momentos da vida passam rápido, faça o possível para que sejam inesquecíveis e acompanhados de muitos sorrisos.“
Especialidades e tratamentos
- Aparelho dentário - Ortodontia
- Branqueamento
- Cirurgia Oral
- Dentisteria Estética
- Endodontia
- Implantes Dentários - Implantologia
- Medicina Dentária Preventiva
- Oclusão - Ortodontia
- Odontopediatria
- Periodontologia
- Prostodontia
- Imagiologia - Radiologia Digital
A Ortodontia é área da medicina dentária responsável pela correcção e posição dentária e funcional e o desenvolvimento ósseo, com o uso de aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis, devolvendo a harmonia dos dentes e das arcadas dentárias.
A primeira consulta de ortodontia deve ser realizada por volta dos 6 anos, e enquanto ainda tem a dentição mista, de modo a que o médico ortodontista consiga avaliar a erupção dentária e o crescimento ósseo.
Qualquer que seja o tipo de aparatologia, o seu objectivo é devolver a estética dentária, corrigir e melhorar a função de toda a cavidade oral. Com métodos específicos, colocam-se aparelhos móveis ou fixos correctivos, reposicionando os dentes até se atingir um equilíbrio e uma boa harmonia dento-facial.
Dependendo do caso e da idade da criança existem vários tipos de aparelhos ortodônticos:
– Os aparelhos removíveis utilizados em crianças, são feitos normalmente em acrílico e aço e estes podem ser biomecânicos ou funcionais.
– Existem também aparelhos ortopédicos que são fixos ou removíveis, utilizados normalmente quando existe um crescimento assimétrico dos maxilares.
– O aparelho fixo é recomendado a qualquer individuo que possua dentição definitiva, de maneira a corrigir a oclusão e o apinhamento dentário devolvendo ao paciente o sorriso, a estética facial e dentária.
O Branqueamento é a técnica de branquear os dentes. Na Exubersorriso Clínica Dentária utilizamos dois processos de branqueamento:
– O processo mais rápido é o Branqueamento a Laser/Luz Led, onde o paciente se desloca à clínica para uma consulta de 50 min, e é feita uma aplicação do gel de peróxido de hidrogénio.
– O segundo processo, é realizado em ambulatório, sendo que o paciente leva consigo uma moldeira intra-oral e uma seringa composta por gel branqueador (carbamida) que cumpre cerca de 10 dias durante 1 hora ao dia.
Normalmente os dentes ficam escurecidos derivado a vários factores:
– Ingestão de alimentos ou bebidas;
– Fumar;
– Doenças sistémicas durante o crescimento da dentição;
– Dentes desvitalizados ou traumatizados.
Antes de realizar qualquer tipo de tratamento branqueador, consulte o seu médico dentista afim de este avaliar a sua saúde oral, pois existem contra-indicações a este tratamento tais como, dentes com hiper sensibilidade, gengiva retraída, doença periodontal activa, dentes com grandes restaurações não são aconselháveis.
A Cirurgia Oral permite o tratamento de patologias orais (lesões da cavidade oral, abcessos e quistos, dentes inclusos) devolvendo ao paciente saúde e correcção de algumas alterações da cavidade oral devolvendo as funções fonética, mastigação e deglutição.
Algumas patologias que são da responsabilidade da Cirurgia Oral:
- Extracções de dentes simples ou complicadas;
- Extracções de dentes inclusos ou semi-inclusos (p.ex. sisos, caninos inclusos);
- Extracções de dentes supra-numerários;
- Quistos,Tumores gengivais, linguais;
- Regeneração óssea;
A Dentisteria Estética é o ramo da medicina dentária que restaura a forma, a função e a estética dos dentes de maneira a preservar e devolver ao dente toda a sua integridade funcional e estrutural.
Um sorriso esteticamente harmonioso é um dos fatores mais valorizados na sociedade atual conseguindo como sucesso pessoal e profissional. Apoiado pela boa alimentação e boa forma física a estética facial e dentária, procuram resultar num sorriso perfeito transmitindo beleza e saúde.
A forma utilizada para o seu tratamento poderá ser uma restauração com resinas compostas, directas ou indirectas (os chamados inlays/onlays), facetas e restaurações estéticas, mimetizando assim a estrutura do dente perdido. Como complemento, e após a saúde oral restabelecida, existe o branqueamento dentário.
Objetivos principais:
- Tratamento da cárie dentária
- Aumentar a resistência do dente
- Melhoria estética
A Endodontia é a área da medicina dentária que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, tratamento e controlo das alterações da polpa e dos tecidos peri-radiculares. Este tratamento, mais conhecido por “desvitalização“, que normalmente é indicado num avançado estado de infecção, em que o interior do dente (polpa do dente) está atingido.
Com este tratamento, pretende-se recuperar o dente através dos seguintes procedimentos:
- Retirando a polpa do dente (nervo) – é o responsável pela maior parte da dor;
- Desinfectando e selando os canais do dente;
- Após “mumificação” dos canais, realiza-se a reconstrução do dente;
As causas mais comuns são por implicações por lesões de cárie, fraturas dentárias, trauma dentário ou lesões endo-perio. Pode também haver necessidade de tratamento endodôntico por motivos protéticos (por exemplo, colocação de coroa dentária). O facto de um dente ter sido tratado endodonticamente, não significa que não possa voltar a ser afectado com uma lesão de cárie e, em certos casos, por haver fracasso de um tratamento prévio, poderá necessitar até de um retratamento.
A Implantologia é a área da medicina dentária que permite a reabilitação protética através da cirurgia de implantes, restabelecendo a função da mastigação e estética anteriormente perdida.
Os implantes são estruturas fabricadas em liga de titânio e colocados na mandíbula, ou na maxila recriando as raízes dos dentes. No tratamento implantológico, existe várias soluções de reabilitação oral, quer seja na perda de um dente ou na reabilitação protetica de um desdentado total.
Implantes dentários unitários
Se, por algum motivo, houver a falta de um só dente, este vai ser substituído por um implante sobre o qual será cimentada ou aparafusada uma coroa, funcionando exactamente como um dente natural.
Implantes dentários com Sobredentaduras
A sobredentadura é uma prótese removível, semi fixa, de uma arcada completa que será fixada a dois ou mais implantes, aumentando assim a sua retenção e fixação e dando uma maior segurança e qualidade de vida ao paciente.
Reabilitação total com implantes
Em pacientes desdentados que necessitem de reabilitar com prótese total fixa sobre implantes, colocam-se quatro ou mais implantes em zonas especificas da arcada e, sobre estes, aparafusa-se uma prótese completa híbrida ou em cerâmica que ficará fixa, restituindo por completo a estética e a função dos dentes perdidos.
A Medicina Dentária Preventiva é a área da Medicina Dentária que estuda a prevenção das doenças orais e dentárias, pretendendo alertar para a boa higiene oral e os bons hábitos alimentares.
Através de consultas de rotina, conseguimos promover a boa higiene oral, habilitando o paciente ao autocuidado mantendo uma boa saúde oral, fazendo regularmente destartarizações e consultas para verificação e avaliação de qualquer patologia oral.
Tratamentos realizados nas consultas de higiene oral:
Destartarização – Tratamento que consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultra-sons.
Aplicação de selantes de fissuras – Aplicação de uma resina fluida nas superfícies mastigatórias dos dentes, com o objetivo de tornar estas superfícies com menor capacidade de retenção de resíduos alimentares, diminuindo o risco de cárie dentária.
Consultas de instrução e motivação para a higiene oral – são de extrema importância, para que o paciente aprenda a utilizar corretamente o fio dentário e a técnica de escovagem mais adequada para a sua situação oral.
Recomenda-se uma consulta de 6 em 6 meses para que se previnam doenças gengivais, detectem lesões de cárie e promovam os bons hábitos de saúde oral.
A oclusão previne e trata os problemas das más oclusões e disfunções temporomandibulares, onde por consequência resultam problemas como:
• Dores e cansaço dos músculos da face;
• Dores e dificuldades mastigatórias;
• Estalido na abertura e/ou fecho da boca;
• Dificuldade de abertura e/ou fecho da boca;
• Dores de cabeça ou pescoço;
• Desgaste dentário;
• Zumbido nos ouvidos;
• Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM).
O tratamento adequado pode ser realizado através de goteiras, fisioterapias, tratamento ortodôntico e implantológico ou até mesmo cirurgia ortognática.
A Odontopediatria é a especialidade que oferece aos jovens um tratamento mais adequada à sua faixa etária. Alia a prevenção ao desenvolvimento da dentição decídua, assegurando a correcta função de mastigação, prevenindo os maus desenvolvimentos, as más oclusões e os maus hábitos orais.
Recomenda-se que a primeira consulta seja realizada por volta dos 6 meses a um ano, quando os primeiros dentes de leite começam a surgir.
A maioria dos tratamentos são muito parecidos com os dos adultos, por isso, a Clínica Exubersorriso tem em atenção o tempo das consultas tornando-as numa experiência divertida e agradável.
A Odontopediatria possibilita à criança o primeiro contato com o médico dentista onde será avaliado o estado de saúde oral, controlada a erupção dentária e realizados tratamentos preventivos no caso de serem necessários, tais como:
- Aplicações tópicas de flúor – remineralizam o esmalte evitando a progressão de cáries iniciais e tornam os dentes mais resistentes;
- Selantes de fissura – são como um verniz que torna a superfície do dente lisa e sem locais onde as bactérias normalmente começam as cáries;
- Dentisteria pediatrica – restaurações;
Doenças periodontais, como gengivite e a periodontite são doenças inflamatórias que afectam a gengiva e os tecidos de suporte do dente.
A gengivite é uma doença caracterizada pela inflamação, provocada pela placa bacteriana que tem como principal sinal hemorragia gengival. A doença periodontal pode e deve ser tratada com o acompanhamento e colaboração do paciente para estabilizar os tecidos moles que suportam o dente.
Atualmente, estas duas doenças são uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. Sangramento espontâneo ou na escovagem das gengivas;
Gengivas vermelhas;
Aumento de volume ou presença de “pus” nas gengivas;
Retração gengival ou gengiva desinserida;
Dentes sensíveis ao frio;
Mau hálito e/ou mau sabor na boca;
Dentes a abanar e a separarem-se;
É fundamental uma vigilância apertada de modo a evitar estas doenças é fazer as limpezas ou destartarizações de 6 em 6 meses além de realizar uma boa higiene oral diária.
Prótese Fixa, quando após perdas dentárias unitárias ou múltiplas, o doente pretenda reconstituir ou melhorar a estética dentária e função mastigatória da forma mais rápida e económica, para tal será possível recorrer à colocação de:
Coroas de acrílico ou resina;
Coroas de porcelana;
Facetas de porcelana ou de resina;
Inlays / Onlays;
Pontes e pontes sobre Implantes;
Prótese Removível, a Prostodontia propõe em certos casos:
Prótese removível esquelética;
Prótese removível acrílica;
Prótese mista ( Prótese removível e fixa);
A reabilitação por cirurgia de implantes exige uma pré avaliação, com ajuda de exames complementares como TAC 3D, onde o médico dentista determina a existência de osso para a sua realização.
Analisamos caso a caso dos nossos pacientes, aconselhando o melhor tipo de prótese que crie conforto, estética e resistência.
Na área da Radiologia Digital, contamos com todos os meios de exames complementares para um melhor diagnóstico. (Radiologia Digital / Ortopantomografia / Teleradiografia / TAC)
Na Exubersorriso Clínica Dentária, temos por hábito utilizar vários mecanismos radiológicos transmitindo um grande apoio no diagnostico ao médico dentista.
Contamos com um Ortopantomografo, Teleradiografia e TAC 3D (tomografia axial computurizada 3D), que nos permite obter a imagem radiológica de toda a estrutura óssea e dos tecidos orais e faciais. Contamos ainda com RVG digital que nos permite observar partes mais minuciosas, obtendo menor quantidade de radiação para o paciente.
Casos Clínicos





